.

.

Desvendando os Mistérios da Floresta

"Tawé - Nação Munduruku, Uma Aventura na Amazônia" é a história verídica de uma viagem feita pelo autor do livro, Walter Andrade Parreira, rumo ao descobrimento. O contexto histórico é a década de 70, um momento em que a juventude brasileira tinha basicamente duas formas de enfrentar a sociedade: com engajamento político, resistindo e lutando contra o regime militar, e contestação cultural ou a contra-cultura.

E a viagem levou o casal, o autor e sua companheira a época, então jovens de 24 anos, a um destino inimaginável: o coração da Amazônia para encontrarem os índios Munduruku, os Cortadores de Cabeça ou Filhos do Sol e da Lua.

Os dois alcançaram uma missão indígena e partiram selva adentro em uma canoa que era conduzida pelo cacique da tribo, Tawé, que mais tarde foi homenageado no título do livro. Ao pisarem na tribo Munduruku,ambos estavam sendo os primeiros brancos a colocarem os pés numa aldeia onde o modo primitivo de luta pela sobrevivência foi testemunho de uma forma de relação com a natureza e com o ser humano que a nossa civilização desconhece.

A viagem e o convívio com os índios significaram uma experiência de transformação pessoal para o casal. O que acabou gerando o livro de Walter.

(O Correio de Nova Lima - Nova Lima, MG - 15/09/06)

.


Todos os Direitos Reservados © Walter Andrade Parreira
.